O que você precisa saber antes de comprar uma lhama pet
- Guida Isaia Sampedro

- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.
Lhamas podem ser ótimos pets e não faltam vídeos fofos nas redes sociais mostrando pessoas passeando com suas lhamas em parques, levando para banho e tosa ou consultas veterinárias. Mas, antes de decidir trazer uma lhama pra casa é fundamental que você faça uma boa pesquisa sobre o que um pet não convencional de porte grande precisa.

Amor, carinho e um veterinário de confiança
No Brasil existem pouquíssimos veterinários com experiência no atendimento a camelídeos - o nome cientifico da familia dos camelos, dromedários, alpaca, lhamas, vicunhas e guanacos. E mesmo que o seu animalzinho nunca fique doente na vida, você vai precisar de um veterinário para consultas de revisão e aplicação de vacinas anuais.
Na rotina de cuidados com lhamas pet, o veterinário irá:
aplicar as vacinas recomendadas
administrar vermífugos periodicamente
coletar material para exames
orientar o tutor nos cuidados de rotina com sua lhama pet
avaliar a necessidade de aparar dentes, unhas e pêlos
Em caso de emergência ou suspeita de doença o médico veterinário será responsável por avaliar o seu pet, prescrever tratamento e administrar medicação.
Ter uma lhama ou alpaca pet é muito diferente de ter um cachorro de grande porte, uma das principais diferenças está na disponibilidade de veterinários e clinicas qualificados para fazer o atendimento desses animais e suas particularidades.
Escolha o veterinário antes de escolher a sua lhama pet!

As lhamas e alpacas podem viver até 25 anos - segundo Guinnes a lhama mais velha do mundo é o Dalai que completou 27 anos em janeiro de 2023. Ou seja, quase o dobro da expectativa média de vida dos cães. Esse é um relacionamento a longuíssimo prazo com um animal que não cabe numa caixinha de transporte e não vai viajar com você de carro pra praia.
Mas, a ideia não é te desencorajar. Se o seu sonho é ter uma lhama pra chamar de sua, basta você estar consciente das necessidades desses pets não convencionais.
Tenha um médico veterinário de confiança - preferencialmente que tenha experiência com essa espécie.
Tenha alguém que ama animais e que conviva com a sua lhama para cuidar dela quando você precisar viajar.
Estude e pesquise tudo sobre o comportamento, necessidades e particularidades das lhamas.
Se você está se preparando para a chegada da sua lhama ou alpaca pet e tem dúvidas entre em contato com a gente!




Comentários